Livro do dia: o novo delírio de José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira segredo da descoberta portuguesa das americas

José Gomes Ferreira regressa às teorias pouco ou não sustentadas da História de Portugal com “O Segredo da Descoberta Portuguesa das Américas”. O livro chega às livrarias com a sinopse: “Antes de 1490, navegadores portugueses visitaram e mapearam secretamente as penínsulas da Florida, Nova Escócia e Labrador, bem como a ilha da Terra Nova, tal como mostram os mapas de Henricus Martellus e de Cristóvão Colombo, de 1490. Antes de 1501, os portugueses também já tinham mapeado a costa leste dos atuais Estados Unidos da América, desde a foz do Rio Mississippi, no Golfo do México, até Cape Cod, no Massachusetts, como se pode verificar no mapa de Cantino e noutras cartas elaboradas nos anos seguintes com base neste planisfério inovador. Antes de 1504, os portugueses descobriram a ponta mais a sul do continente americano, o Cabo Horn, e a costa do Pacífico da América do Sul e Central, como revela o globo terrestre em casca de ovo de avestruz – o Ostrich Egg Globe – feito precisamente em 1504. Antes de 1507, toda a costa ocidental do México, dos Estados Unidos da América e uma parte da costa ocidental do Canadá estavam registadas em mapas secretos portugueses, que foram levados para os grandes centros de saber da Europa e serviram de base ao mapa-mundo de Martim Waldseemuller, datado desse ano”.

Seguramente que historiadores a sério virão contrariar as teorias do jornalista que descobre coisas porque “é só ver na internet”, como disse o próprio. Aliás como aconteceu com o livro anterior dele: Factos Escondidos da História de Portugal, quando vários historiadores desmontaram as teorias do diretor-adjunto da SIC, como no podcast Falando de História ou no COMCAST (1 e 2).

Ao contrário do livro anterior, que lançava um libelo contra a Academia e os historiadores, a sinopse deste parece mais discreta (prossegue afirmando que “neste livro surpreendente e elucidativo, em que as imagens desempenham um papel central, o jornalista José Gomes Ferreira recorre a documentos até agora pouco conhecidos do grande público, bem como ao trabalho de numerosos investigadores independentes, para nos revelar as provas da descoberta portuguesa das Américas, que a História oficial teima em ignorar”.) Veremos o que diz nas entrevistas, sim porque o diretor adjunto da SIC vai ter direito a entrevistas.

Deixe um comentário